sábado, 25 de junho de 2011

Acadêmico Dimas Carvalho é homenageado e Presidente ministra Palestra no I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú


Dimas Carvalho, homenageado com o Troféu que leva o nome de seu avô materno, Nicodemos Araújo (Sócio-Correspondente da Academia Sobralense de Estudos e Letras).

Durante o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, promovido pela Secretaria de Cultura do Município de Acaraú, no último dia 22 de junho, no auditório da Escola Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Monsenhor Edson Magalhães, em Acaraú/CE, o Poeta Dimas Carvalho (da Academia Sobralense de Estudos e Letras) foi homenageado com o Troféu Nicodemos Araújo.
Além do poeta Dimas Carvalho, foram homenageados com o Troféu Nicodemos Araújo, o bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Manoel Edmilson da Cruz; o pesquisador e comerciante Lucivan Rios (Totó Rios); o cordelista José de Fátima Silva; o primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes e o escritor Vicente Freitas. O evento contou com as palavras do Secretário Municipal de Cultura do Acaraú, Prof. Wandyck Mesquita, do Prefeito Municipal de Acaraú, Sr. Pedro Fonteles dos Santos, o agradecimento dos homenageados e a palestra “O papel do escritor nos dias de hoje”, ministrada pelo professor José Luís Lira, advogado, escritor e Presidente da Academia Sobralense de Estudos e Letras.


Nicodemos Araújo, o grande homenageado do Encontro



O poeta e historiador autodidata, Nicodemos Araújo nasceu em Acaraú em 10/03/1905 e faleceu em 23/06/1999.
Escreveu valiosos trabalhos sobre a região norte do Ceará, notadamente, sobre Bela Cruz e Acaraú. É autor de 12 livros de poesias, 12 de história, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia.
Pertenceu à Academia Sobralense de Estudos e Letras (Sócio-Correspondente), à Academia Cearense de Letras (Sócio-Correspondente), à Academia de Letras Municipais do Brasil, à Associação Cearense de Imprensa e à União Brasileira de Escritores.

Fontes: Blog do Totó Rios (http://blogtotorios.blogspot.com/) e Blog Odebateinformativo.com (odebateinformativo.com/)

Link de vídeo relacionado ao Evento: http://g1.globo.com/videos/ceara/v/encontro-de-escritores-do-vale-do-acarau/1544378/

Nenhum comentário:

Postar um comentário