quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DIMAS CARVALHO LANÇA LIVRO EM SOBRAL

O acadêmico JOSÉ DIMAS DE CARVALHO MUNIZ lançou no dia 24 de novembro, na sede da Academia Sobralense de Estudos e Letras, no Memorial da Educação Superior de Sobral-MESS, o livro DUAS ODES/QUATORZE FRAGMENTOS. O acadêmico João Edison de Andrade presidiu a sessão. A obra foi apresentada pelo acadêmico Manoel Valdeci Vasconcelos.
Este é o 14⁰ livro, entre poesia, conto, crítica literária, novela e literatura infantil.
José Dimas de Carvalho Muniz, nasceu em Acaraú-Ce. Dimas é professor de Teoria da Literatura na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Ganhou alguns concursos e prêmios literários, como o Cidade do Recife (02 vezes), o Cidade de Fortaleza (03 vezes) e o Ideal Clube (02 vezes).
A acadêmica Tereza Ramos recitou Confidências, um dos poemas de seu tio, o Príncipe dos Poetas cearenses, Padre Antônio Thomaz, conterrâneo do autor do livro.

Discurso de Apresentação do Livro 

Prezados Senhores e Senhoras

Cumpre-me, inicialmente, e o faço com o maior gosto, agradecer a honra que me é concedida, pelo  Presidente da Academia Sobralense de Estudos e Letras, o confrade Dr. João Edison de Andrade que, em consonância com o escritor Dimas Carvalho, designou-me para apresentar este estimado professor e poeta – José Dimas de Carvalho Muniz  - ou simplesmente DIMAS CARVALHO como assina os seus escritos e é conhecido nos meios literários, e, também, a sua última obra vinda a lume: DUAS ODES E QUATORZE FRAGMENTOS.
É certo que a maioria dos presentes já o conhece, porquanto ele é sócio desta  Academia e professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA.
Gostaria, ainda, se me perdoam a presunção, afirmar que mantemos salutar amizade, cultivada pelo nosso convívio na UVA, nesta Academia e pelo agrupamento de amigos, em torno do saudoso Lustosa da Costa, quando de suas costumeiras visitas a Sobral. Sem poder deixar de aludir à venturosa excursão a Buenos Aires , empreendida pelo confrade José Luis Lira, Evandir Vasconcelos, Dimas Carvalho e eu, em julho de 2011, onde passamos uma semana, sendo que nós dois, ficamos no mesmo apartamento, do Grand Boulevard Hotel, tendo este fato, seguramente , estreitado o nosso relacionamento.
Concluída esta digressão, faz mister  abordar de pronto, o assunto objetivo desta fala.
Dimas Carvalho nasceu na praiana cidade do Acaraú , embalado pelo incessante balanço do mar e acalentado pelas suas verdejantes e rumorosas ondas, de quem o Príncipe dos Poetas Cearense, Pe. Antônio Tomás, também nascido naquela cidade, num momento de saudade e solidão, se valeu para desabafar as suas mágoas e encontrar lenitivo , conforme se sabe através do seu famoso e belo soneto: CONFIDÊNCIAS.

Para sentirmos o seu encanto, convido a confreira Tereza Maria Ribeiro Ramos Fonteles, membro da família, uma vez que sua mãe, a professora e poetisa Dinorá Ramos, era sobrinha do padre poeta.
Pois bem, foi neste ambiente bucólico que a 28 de janeiro de 1964, surge ao mundo uma criança ditosa que, desde cedo, movido pelos fascínios da natureza, pela maviosa poesia do Pe. Antônio Tomás e pela marcante e prodigiosa verve do seu avô materno, Nicodemos Araújo, que lhe serviu, também, de pai, posto que seu genitor morrera muito novo. O seu avô, autodidata inveterado, publicou 28 livros, incursionando, em prosa e verso, pelas vertentes da História, Teatro, Biografia e Genealogia, dentre outras, e inundou, em profusão, a ribeira do baixo Acaraú de saberes, conhecimento e cultura. Este avô prestativo e consciente, teve o cuidado de prover o seu neto e pupilo, com os melhores livros infanto-juvenis.
Dimas Carvalho estudou 12 anos em Acaraú, no Colégio Virgem Poderosa e se filiou ao Grêmio Cultural Irmã Consolação, vinculado ao dito Colégio, tendo durante 5 anos sido, por opção, o  seu bibliotecário , haurindo um manancial de sabedoria, com longas e constantes leituras.
Por esse tempo, já ensaiava seus primeiros voos, em busca dos espaços siderais , ao encontro do Olimpo e das divinas e misteriosas musas, com as quais , dentro de pouco tempo, selaria convivência vitalícia, com direito permanente  de usufruir, não só dos encantos, como também, dos seus ocultos e místicos eflúvios.
Nestas alturas, com a mente posta numa Faculdade, foi para Fortaleza, tendo-se matriculado no célebre Colégio Cearense, onde concluiu o 2º grau. Na hora de enfrentar o vestibular, sem nenhuma dúvida , escolheu Letras e inscreveu-se no vestibular da UECE e da UFC, alcançando o 1º lugar em ambos. Optou pela UFC, onde graduou-se em Letras e concluiu o seu mestrado.
Oficialmente, a sua carreira de escritor iniciou-se aos 24 anos, quando publicou, com muitas dificuldades e mimeografado, o seu 1º livro, intitulado POEMAS, em 1988.
Todavia com obstinada intuição e perseverança, seguiu  avante, e trouxe a público 14 obras contando com a que hoje está sendo apresentada.
Seus livros abrigam Poesia, Conto, Crítica Literária e Literatura Infantil. A crítica Cearense e do país afora, tem aplaudido e reconhecido o mérito do seu trabalho. Tanto é que arrebatou os Prêmios Literários, classificando-se em 1º lugar, nos seguintes concursos: Prêmio Literário Cidade do Recife em 1966 e 2002; Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, em 2001, 2003 e 2004; Prêmio Literário Antônio Girão Barroso – Ideal Club 2001 e  Prêmio Literário Moreira Campos – Ideal Club – 2003.
Teve, ainda, o seu nome incluído no Almanaque do Conto Cearense 1997; Na Antologia do Conto Cearense-2004; no livro Panorama do Conto Cearense – 2005 e no livro Contistas do Ceará em 2008.
Cito, a seguir, algumas considerações pinçadas sobre a obra de Dimas Carvalho.
 “O autor Dimas Carvalho é um dos poucos autores que conseguiram trilhar com êxito poesias e contos”.
 “A poesia de Dimas Carvalho não é só manifestação filosófica; transborda lirismo, encantamento, e leitura própria da História e da Mitologia”.
“A Metalinguagem tornou-se uma prática na poesia moderna. Fernando Pessoa, Carlos Drummond  de Andrade e Ferreira Gullar nos dão exemplos significativos. O Poema Ars longa, de Dimas Carvalho não se esquiva deste conceito.”
Ao término desta simples alocução, digo eu, quero repetir que o poeta Dimas Carvalho graduou-se e concluiu mestrado em Letras, satisfazendo, assim, o seu desejo, seu sonho e sua vocação inata.
É professor da UVA e leciona a disciplina: Teoria da Literatura. Sócio efetivo desta Academia, ocupa a cadeira de nº 18, tendo como Patrono, o Pe. Antônio Tomas.
Ele é um cultor contumaz das Letras e das Artes;
Um peregrino que viaja, assiduamente, pelo mundo, atrás de bibliotecas, museus e monumentos consagrados à Literatura, à Mitologia, à História.
Bem! E o livro? O livro foi lançado, com grande sucesso em Fortaleza, no dia 24 de outubro, havia tanta gente, que causou admiração. O livro está aqui e num instante  estará ao alcance de suas mãos. Contém ele agradáveis e lindos poemas, plenos de imaginação, recheados de metáforas, caprichados na forma, escorreitos na linguagem, variados nos temas, sonoros aos ouvidos que embevecem o espírito e sublimam o coração.
Desfrutem, pois, dele.

Sobral, 24 de novembro de 2015.

Manoel Valdeci de Vasconcelos











Nenhum comentário:

Postar um comentário