quinta-feira, 24 de março de 2011

Colégio Luciano Feijão homenageou a Acadêmica Dinorah Ramos (in memoriam) e a Academia Sobralense

O Colégio Luciano Feijão homenageou a Acadêmica Dinorah Ramos (in memoriam) e a Academia Sobralense de Estudos e Letras



Durante o IV Sarau Literário do Colégio Luciano Feijão - Projeto "Mulher e Poesia, a Acadêmica Dinorah Tomaz Ramos e a Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL) receberam significativa homenagem. A Solenidade ocorreu no dia 18 de março último, no Theatro São João, em Sobral, com apresentações literárias, musicais e recitais.
Durante a solenidade foram entregues Diplomas aos ganhadores do Concurso de Frases e Poesias realizado pelo Colégio.

A Acadêmica Tereza Ramos Fonteles (Vice-Presidente da ASEL e filha da Acadêmica Dinorah Ramos), que esteve acompanhada de seu marido, o odontólogo Afrânio Fonteles, representou a família da homenageada.
José Luís Lira (Presidente da ASEL), representou a Academia. Os acadêmicos Edvar Costa, Giovana Saboya e João Edison de Andrade também compareceram ao evento.
Na última reunião da Diretoria da Academia, foram aprovados Votos de Congratulações ao Colégio Luciano Feijão, pela realização do evento.

Dinorah Tomaz Ramos

Nasceu em Santana do Acaraú, no dia 8 de outubro de 1906, tendo como pais o tabelião Francisco Thomaz Lourenço e Marietta Farias. Aprendeu as primeiras letras com o pai, que era poeta e teve o restante de sua educação acompanhada pelo tio Pe. Antonio Tomaz, "Príncipe dos Poetas Cearense", com quem aprendeu a ler e escrever em três idiomas e a despertar o gosto pela poesia e a música. Como poetisa, sua obra dividiu-se entre o Parnasianismo e o Modernismo, deixando uma obra vastíssima, sendo que alguns dos seus poemas foram reproduzidos recentemente em CD, pela sua filha Tereza Ramos.

Dotada de constante inspiração e espírito criativo, a poetisa tinha o costume de escrever seus versos sem nenhum prévio ritual, em qualquer situação, em qualquer pedaço de papel, sem o devido cuidado de guardá-los.

A professora Dinorah é luz, como explica a origem hebraica do próprio nome. Além do grande exemplo de esposa, mãe e amiga, a educadora deixou intensa folha de serviços prestados à educação, durante sua passagem pelas escolas de Santana do Acaraú, Acaraú, Ginásio São José, e Colégios Sat'Ana, Estadual Dom José, e na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Dinorah Ramos foi a primeira mulher a integrar a Academia Sobralense de Estudos e Letras.

Foi, também, a primeira mulher a se eleger Vereadora em Acaraú e em Sobral. Denomina comenda instituída pela Câmara Municipal de Sobral para homenagear mulheres que se destacaram em Sobral por ocasião do Dia da Mulher, Comenda “Mulher Admirável Dinorah Tomaz Ramos”.

Dinorah Ramos denomina Rua e Escola em Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário