terça-feira, 13 de novembro de 2012

Clodoveu Arruda é eleito para a Academia Sobralense

Clodoveu Arruda foi eleito por unanimidade para ocupar a Cadeira Nº 37 da Academia Sobralense de Estudos e Letras, em eleição realizada na noite deste dia 13/11. A Cadeira teve um único ocupante, Mons. Tibúrcio Gonçalves de Paula, tendo por patrono o Pe. Valdivino Nogueira. José Clodoveu de Arruda Coelho Neto é neto de um dos fundadores da ASEL e já possui o título de Sócio Honorário da ASEL.


Na foto aparecem o Presidente da ASEL, José Luís Lira, e
Clodoveu Arruda com seu diploma de Honorário


A imortalidade Acadêmica


A imortalidade acadêmica finca-se na garantia de que doravante o nome e a bibliografia do novo eleito se perpetuarão junto com o Patrono e o primeiro ocupante da Cadeira de N° 37. O Acadêmico possui vitaliciedade no cargo.

O Rito

A eleição obedece a um rito que se inicia com o falecimento de um sócio. A Academia baixa nota de pesar; realiza a Sessão da Saudade em memória do Acadêmico que faleceu e num prazo não inferior a 60 dias das exéquias do antecessor, se realiza a escolha do novo ocupante. A eleição se dá a portas-fechadas e dela só podem participar os ocupantes de uma das cadeiras de Sócio-Acadêmico.
Às 19 horas em ponto, os Acadêmicos da Comissão Eleitoral, composta por Manoel Valdeci de Vasconcelos (Secretário-Geral da Entidade), José Ferreira Portella Netto (Decano da Academia) e Giovana Saboya Mont’Alverne Girão deram início à eleição, já contando com a presença do Presidente da ASEL, na Sede da Academia, situada na Av. Dr. Guarany, em Sobral.
Dez Acadêmicos compareceram, 11 outros enviaram votos por carta. Às 21h01min a eleição foi encerrada e na presença da Comissão Eleitoral e do ex-Presidente João Edison de Andrade, foi realizada a apuração. O candidato foi eleito por unanimidade.

A unanimidade

Terminada a apuração e feita a comunicação do resultado ao candidato, cumprindo a tradição Acadêmica, seguindo um rito iniciado pelo Cardeal Richileau, na França, por volta de 1634, os votos foram incinerados pelo Presidente da Academia. Diz a tradição, entender-se que se juntam à fumaça eventuais oposições na escolha de um novo Acadêmico que será recebido pela unanimidade dos componentes do Sodalício.

Posse

A posse festiva do novo imortal será definida posteriormente. A Academia Sobralense se congratula com o novo sócio e agradece seu interesse pela cultura sobralense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário