terça-feira, 23 de outubro de 2012

Academia Sobralense no Facebook
















Acompanhe-nos no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Academia-Sobralense-de-Estudos-e-Letras/382801321731937?ref=hl

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Edital declarando vaga a cadeira N° 37 e abrindo processo eleitoral



Academia Sobralense de Estudos e Letras
Av. Dr. Guarany, 535 – MESS
CEP 62.040-730 – Sobral – CE.

Edital N° 001/12

O PRESIDENTE DA ACADEMIA SOBRALENSE DE ESTUDOS E LETRAS, Acadêmico José Luís Araújo Lira, no uso de suas atribuições estatutárias,

Considerando o disposto nos artigos 4° e 5°, com seus parágrafos, do Estatuto, e

Considerando o falecimento do Acadêmico Monsenhor Tibúrcio Gonçalves de Paula, ocupante da Cadeira de N° 37, acontecido em 27 de julho de 2012 p.p., cuja sessão de saudade foi realizada no dia 28 de agosto último,


RESOLVE:


DA VACÂNCIA DA CADEIRA
1. Declarar vaga a Cadeira de Nº 37, cujo Patrono é o Padre Valdivino Nogueira.

DA SESSÃO ELEITORAL
2. Determinar a realização de eleição para preenchimento da Cadeira de N° 37;
3. O pleito se realizará no dia 13 de novembro próximo, de 19 às 21hs, na sede atual da Academia.

DA INSCRIÇÃO
4. O(s) Candidato(s) à vaga, deverá(ão) dirigir correspondência à Presidência da Comissão Eleitoral, requerendo sua inscrição à cadeira vaga, juntando a ela Curriculum Vitae, cópias de suas publicações, além de, obrigatoriamente, preencher as condições estabelecidas pelos parágrafos 1° e 2° do artigo 4° do Estatuto, in verbis:

§ 1º – O candidato a sócio efetivo deverá preencher os seguintes requisitos: ser residente e/ou domiciliado em Sobral (CE); ter produzido e publicado estudos nos domínios das Ciências, das Letras e das Artes.
§ 2º – As vagas verificadas entre os sócios deverão ser preenchidas mediante proposta de um dos sócios ou solicitação dos candidatos, juntando estes a prova dos títulos que justifiquem sua admissão, conforme o dispositivo do parágrafo anterior.

5. As inscrições dos candidatos à Cadeira de N° 10 se darão no período de 22 a 31 de outubro de 2012, das 8 h às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Sede da Academia, na Sala da Pró-Reitoria de Cultura.

DA COMISSÃO ELEITORAL
6. O Presidente da Academia designará, por Portaria, uma Comissão Eleitoral, composta de três Acadêmicos titulares e dois suplentes para coordenar e supervisionar o processo eleitoral.

DO VOTO POR CARTA
7. Os Acadêmicos impossibilitados de comparecer à eleição poderão votar pelo Correio, em envelope lacrado, protegido por sobre-envelope, nele contendo a identificação do Acadêmico votante.
7.1. A Comissão Eleitoral enviará aos Acadêmicos residentes fora da Sede da Academia e aos que solicitarem, em razão da impossibilidade de comparecer ao local de votação, os envelopes, a chapa, devidamente rubricada e a folha de votação.

DA DISPOSIÇÃO DOS NOMES NA CHAPA
8. Os nomes dos candidatos à Cadeira serão dispostos na chapa de acordo com a ordem de inscrição.

DO ELEITO
9. Será considerado eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos.
9.1. Havendo empate será eleito o candidato mais idoso. Permanecendo o empate, será eleito o que tiver maior produção acadêmico-científico-literária.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10. Os casos omissos e eventuais dúvidas referentes a este Edital serão resolvidos e esclarecidos pela Diretoria da ASEL.

Sobral, Ceará, aos 15 de outubro de 2012.


José Luís Araújo Lira
Presidente

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Academia Sobralense homenageia Lustosa da Costa e as cinzas dele são lançadas no Rio Acaraú



Foto do início da Cerimônia - Fonte: catafau.blogspot.com


A Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL), presidida por José Luís Araújo Lira, promoveu, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú  (UVA), com a Prefeitura Municipal de Sobral e a família do escritor e jornalista Lustosa da Costa, cerimônia em homenagem ao escritor, sócio-correspondente da ASEL e detentor da maior honraria desta Academia. Por seu último desejo, o acadêmico Lustosa pediu à sua família que, depois de cremado, tivesse suas cinzas lançadas no Rio Acaraú, na altura da Biblioteca Pública Municipal de Sobral Lustosa da Costa. A família decidiu realizar seu desejo e a Academia realizou, na cerimônia, sua sessão de saudade.
A Solenidade teve início por volta das 17h30min do dia 11 de outubro último, na área livre em frente à Biblioteca Pública de Sobral Lustosa da Costa. Abrindo os trabalhos, o presidente José Luís Lira ressaltou que naquele “cair de tarde”, à frente daquela Biblioteca que tanta alegria trouxera a Lustosa da Costa, autoridades, amigos, familiares e admiradores do jornalista e escritor Lustosa da Costa, se reuniam para homenageá-lo e que a Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Prefeitura Municipal de Sobral e a família de Lustosa da Costa, davam início àquela cerimônia, agradecendo a presença de todos. 
Foram destacadas as presenças do Prefeito Municipal de Sobral, Clodoveu Arruda Coelho, da Secretária de Estado da Educação do Ceará e Primeira Dama de Sobral, Isolda Cela de Arruda Coelho, naquele ato representando Sua Excelência o Governador do Estado do Ceará, do Chefe de Gabinete Adjunto da UVA, Manoel Valdeci de Vasconcelos, representando o Magnífico Reitor, do Secretário da Cultura de Sobral, Campelo Costa, da família de Lustosa da Costa: Verônica Franco Lustosa da Costa (viúva), Raquel Lustosa da Costa (filha), Sara Lustosa da Costa (filha), Carlos Eduardo Lustosa da Costa (filho), Paulo Lustosa da Costa (irmão), Isabel Lustosa da Costa (irmã), Lúcia Lustosa da Costa (irmã e Presidente da Academia Fortalezense de Letras), Socorro Lustosa da Costa (irmã), Clélia Lustosa da Costa (irmã), Carlos Efren Lustosa da Costa (irmão), Eugênio Pachelli Lustosa da Costa (irmão), Frederico Lustosa da Costa (irmão), além de cunhados, sobrinhos, nora e neto, da Diretora da Biblioteca Lustosa da Costa, Ana Linhares, dos Acadêmicos da ASEL: José Luís Lira (Presidente), Tereza Ramos (Vice-Presidente), Manoel Valdeci de Vasconcelos (Secretário), Raimundo Nonato Aragão (Tesoureiro), José Ferreira Portella Netto, Arnaud Cavalcante (também Presidente do Lions Club de Sobral – Caiçara), Jerônimo Torres, João Edison de Andrade e Gerardo Cristino, do Prof. Juarez Leitão (da Academia Cearense de Letras e da Academia Fortalezense de Letras), do ex-Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Paulo Elpídio, do Comandante do 3º BPM, de Sobral, Coronel Gilvandro Oliveira, do Comandante do Corpo de Bombeiros de Sobral, Capitão Roberto Maciel de Moraes, do Presidente do Centro Cultural Dom José, Chico Prado e de outras autoridades. 
Em seguida, a Banda de Música de Sobral, sob a regência do Maestro José Vanderley Alves Costa executou o Hino de Sobral e o Presidente anunciou que o Lions Club de Sobral-Caiçara aprovou a outorga da Medalha Dom José ao jornalista Lustosa da Costa. Ele foi comunicado, agradeceu em sua coluna, mas, não houve tempo para a entrega da Medalha. Por essa razão, convidou o Acadêmico Arnaud Cavalcante, Presidente do Lions Club de Sobral-Caiçara, para entregar a Medalha e cópia do discurso que faria na ocasião, à dona Verônica Franco Lustosa da Costa que, emocionada, agradeceu. 


Foto do lançamento das cinzas no Rio Acaraú já no anoitecer do dia 11 de outubro

Fotógrafo: D. Lobo (Assinatura digital na foto)


E teve início à parte mais importante da cerimônia, o Presidente anunciou que Sara Lustosa da Costa e Carlos Eduardo Lustosa da Costa, levando urna com as cinzas de Lustosa da Costa, se dirigiriam a um bote do Corpo de Bombeiros, estacionado à margem do Rio Acaraú, para jogaram as cinzas do escritor naquele Rio, atendendo seu último desejo. A Banda de Música de Sobral executou as músicas Amigos para sempre e meu querido meu velho, meu amigo. A emoção predominou e foram dadas várias salvas de palmas. Parte das cinzas ficaram na urna e, futuramente, comporão memorial em homenagem ao escritor na Biblioteca Lustosa da Costa. 
Após, usaram da palavra, o Presidente da Academia Sobralense, José Luís Lira; representando todas as entidades culturais do Ceará e os amigos de Lustosa da Costa, Juarez Leitão; representando a família Lustosa da Costa, Carlos Eduardo Lustosa da Costa e, finalmente, o Prefeito Municipal de Sobral, Clodoveu Arruda. Qualidades de amigo, de pai, de escritor, de sobralense, entre outras, foram destacadas pelos oradores que em quase sua totalidade usaram a frase de Lustosa da Costa “Sobral não é uma cidade, é uma saudade cantando baixinho em mim”. Após a execução do Hino do Ceará, o Presidente da ASEL declarou encerrada a solenidade bela e emocionante.