quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Novo imortal


O eleito
O escritor Raimundo Nonato Aragão, 60 anos, é o mais novo imortal da Academia Sobralense de Estudos e Letras, eleito na noite de ontem, 30 de agosto de 2011, com 24 votos dos 38 Acadêmicos com direito a voto.

A imortalidade Acadêmica

A imortalidade acadêmica finca-se na garantia de que doravante o nome e a bibliografia do novo eleito se perpetuarão junto com o Patrono e os antigos ocupantes da Cadeira de N° 10. O Acadêmico possui vitaliciedade no cargo.

O Rito

A eleição obedece a um rito que se inicia com o falecimento de um sócio. A Academia baixa nota de pesar; realiza a Sessão da Saudade em memória do Acadêmico que faleceu e num prazo não inferior a 60 dias das exéquias do antecessor, se realiza a escolha do novo ocupante.
Às 19 horas em ponto, os Acadêmicos da Comissão Eleitoral, composta por Manoel Valdeci de Vasconcelos (Secretário-Geral da Entidade), José Ferreira Portella Netto (Decano da Academia) e Giovana Saboya Mont’Alverne Girão deram início à eleição, já contando com a presença do Presidente da ASEL, na Sede da Academia, situada na Av. Dr. Guarany, em Sobral.
Treze Acadêmicos compareceram, 15 outros enviaram votos por carta, garantido sigilo do voto.
Às 21h01min a eleição foi encerrada e na presença da Comissão Eleitoral e do ex-Presidente João Edison de Andrade, foi realizada a apuração. A Cadeira tem por Patrono Antonio Bezerra de Menezes, foi ocupada por Paulo Aragão (pai do humorista Renato Aragão) e pelo Padre Jairo Linhares Ponte. A ela se candidataram os professores Manoel Carneiro Neto que obteve 4 sufrágios e Raimundo Aragão o vencedor com 24 votos.

A unanimidade

Terminada a apuração e feita a comunicação dos resultados aos dois candidatos, cumprindo a tradição Acadêmica, seguindo um rito iniciado pelo Cardeal Richileau, na França, por volta de 1634, os votos foram incinerados pelo Presidente da Academia. Entende-se que se juntam à fumaça eventuais oposições na escolha do novo Acadêmico que não tendo obtido a totalidade de votos, será recebido pela unanimidade dos componentes do Sodalício.

Posse

A posse festiva do novo imortal será definida posteriormente. A Academia Sobralense se congratula com os dois candidatos, Manoel Carneiro Neto e Raimundo Aragão, e agradece o interesse deles pela cultura sobralense.

Texto redigido por José Luís Lira (Presidente da ASEL)

domingo, 28 de agosto de 2011

LEMBRETE AOS ACADÊMICOS

Terça-feira, dia 30/08, das 19 às 21 horas será a Sessão Eleitoral que escolherá o novo ocupante da Cadeira de N° 10, na sede da Academia, Avenida Dr. Guarany, 535, Sobral, Ceará.
Contamos com a presença de todos!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Candidatos à Academia Sobralense

Encerrado o período de inscrição para a eleição à Cadeira de N° 10 da Academia, temos dois candidatos ao pleito que se realizará no dia 30 próximo, na ASEL. São eles os professores Manoel de Castro Carneiro Neto e Raimundo Nonato Aragão.


Manoel
de Castro Carneiro Neto

Natural de Sobral, Manoel Carneiro Neto possui graduação em Direito (2003) e Especialização em Direito e Processo Constitucional (2007), pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, atualmente cursa Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Del Museo Social Argentino - UMSA. É Professor, Coordenador do Curso de Direito e Diretor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. É sócio da JUDICE Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Processual. Prof. Carneiro Neto tem em sua árvore genealógica o avô e um tio poetas. É autor de vários artigos científicos, tendo artigos publicados no jornal Correio da Semana, de Sobral.


Raimundo Nonato Aragão

Natural de Sobral, Raimundo Nonato Aragão possui graduação e especialização em Ciências Contábeis, é aposentado do Banco do Brasil, tendo ingressado em 1971, na agência de Itaituba (PA). Foi auxiliar de escrita e chegou a cargo de gerência. Pelo banco, trabalhou em diversas cidades do estado do Ceará, como Bela Cruz, onde se aposentou em 2001. Lecionou, por dois anos, na Universidade Estadual Vale de Acaraú (CE), de 2002 a 2004. Por se considerar novo e bastante ativo, não tinha a intenção de ficar sem atividades profissionais. Desde 2005, exerce o cargo de secretário adjunto de Cultura e Turismo de Sobral. Assinou, por anos, uma coluna de crônicas no jornal Correio da Semana. É autor do livro “De frente para o Norte”, vencedor do Prêmio Milton Dias de Crônicas/Memórias, por meio do Edital 2010 para Autores Cearenses, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Edital para preenchimento da Cadeira de N° 10 - ASEL



Academia Sobralense de Estudos e Letras
Av. Dr. Guarany, 535 – MESS
CEP 62.040-730 – Sobral – CE.


Edital N° 001/11

O PRESIDENTE DA ACADEMIA SOBRALENSE DE ESTUDOS E LETRAS, Acadêmico José Luís Araújo Lira, no uso de suas atribuições estatutárias,

Considerando o disposto nos artigos 4° e 5°, com seus parágrafos, do Estatuto, e

Considerando o falecimento do Acadêmico Padre Jairo Linhares Ponte, ocupante da Cadeira de N° 10, acontecido em 20 de fevereiro p.p., bem assim a declaração de vacância da Cadeira ocorrida na sessão de saudade realizada no dia 16 de junho último,


RESOLVE:

DA SESSÃO DE AGOSTO
1. Suspender a Sessão Ordinária do corrente mês, programada para o dia 9 de agosto, em face da realização de Sessão Eleitoral no mesmo mês.

DA SESSÃO ELEITORAL
2. Determinar a realização de eleição para preenchimento da Cadeira de N° 10, cujo patrono é o Historiador Antonio Bezerra de Menezes;
3. O pleito se realizará no dia 30 de agosto próximo, de 19 às 21hs, na sede atual da Academia.

DA INSCRIÇÃO
4. O(s) Candidato(s) à vaga, deverá(ão) dirigir correspondência à Presidência da Academia, requerendo sua inscrição à cadeira vaga, juntando a ela Curriculum Vitae, cópias de suas publicações, além de, obrigatoriamente, preencher as condições estabelecidas pelos parágrafos 1° e 2° do artigo 4° do Estatuto, in verbis:

§ 1º – O candidato a sócio efetivo deverá preencher os seguintes requisitos: ser residente e/ou domiciliado em Sobral (CE); ter produzido e publicado estudos nos domínios das Ciências, das Letras e das Artes.
§ 2º – As vagas verificadas entre os sócios deverão ser preenchidas mediante proposta de um dos sócios ou solicitação dos candidatos, juntando estes a prova dos títulos que justifiquem sua admissão, conforme o dispositivo do parágrafo anterior.

5. As inscrições dos candidatos à Cadeira de N° 10 se darão no período de 8 a 19 de agosto de 2011, das 8 h às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Sede da Academia, na Sala da Pró-Reitoria de Cultura.

DA COMISSÃO ELEITORAL
6. O Presidente da Academia designará, por Portaria, uma Comissão Eleitoral, composta de três Acadêmicos titulares e dois suplentes para coordenar e supervisionar o processo eleitoral.

DO VOTO POR CARTA
7. Os Acadêmicos impossibilitados de comparecer à eleição poderão votar pelo Correio, em envelope lacrado, protegido por sobreenvelope, nele contendo a identificação do Acadêmico votante.
7.1. A Comissão Eleitoral enviará aos Acadêmicos residentes fora da Sede da Academia e aos que solicitarem, em razão da impossibilidade de comparecer ao local de votação, os envelopes, a chapa, devidamente rubricada e a folha de votação.

DA DISPOSIÇÃO DOS NOMES NA CHAPA
8. Os nomes dos candidatos à Cadeira serão dispostos na chapa de acordo com a ordem de inscrição.

DO ELEITO
9. Será considerado eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos.
9.1. Havendo empate será eleito o candidato mais idoso. Permanecendo o empate, será eleito o que tiver maior produção acadêmico-científico-literária.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10. Os casos omissos e eventuais dúvidas referentes a este Edital serão resolvidos e esclarecidos pela Diretoria da ASEL.

Sobral, Ceará, aos 8 de agosto de 2011.


José Luís Araújo Lira
Presidente



Presidente da ASEL lança livro em Buenos Aires

El Salón Berni (em homenagem ao artista plástico argentino António Berni), do Grand Boulevard Hotel de Buenos Aires, foi pequeno para a quantidade de pessoas que compareceu ao lançamento do 15° livro de José Luís Lira, “Outros Versos”, no dia 21 de julho último.
Entre as autoridades literárias destacaram-se a Desembargadora Gizela Nunes da Costa, Presidente da Academia Fortalezense de Letras; o Juiz Marcos Bandeira, Presidente da Academia de Letras de Itabuna; o Professor Valdeci Vasconcelos, Secretário Geral da Academia Sobralense de Estudos e Letras e Chefe de Gabinete Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e o Acadêmico Dimas Carvalho – Da Academia Sobralense.
Autoridades Acadêmico-Universitárias compareceram o Prof. Dr. Ricardo Machado (do Corpo Docente do Doutorado em Direito da Universidade Nacional de Lomas de Zamora), que apresentou o livro e os Professores Doutores Simão Asnar e Carla Dolizel (Diretores do Instituto Brasileiro de Estudos Avançados – IBEA), mais, doutorandos, desembargadores, juízes, procuradores, advogados e professores.
Dia seguinte, Lira foi homenageado com jantar festivo com a participação de professores e colegas de doutorado.

O autor com os Professores-doutores Carla Dolizel e Simão Asnar, no lançamento do livro.

Secretário-Geral da Academia, Valdeci Vasconcelos, Acadêmica Gizela Nunes da Costa, Presidente da Academia Fortalezense de Letras, José Luís Lira, Acadêmico Dimas Carvalho e o Presidente da Academia de Letras de Itabuna (BA), Juiz Marcos Bandeiro, no lançamento do livro.

O autor com o apresentador do Livro, Prof. Dr. Ricardo Machado.

O autor com o colega de Doutorado Jonadab Carmo de Sousa.

O autor com Marlon Cambraia e Francisco Fernandes, durante juntar festivo.