domingo, 1 de maio de 2011

Notícias dos Acadêmicos


Acadêmica Giovana Saboya recebeu homenagem

A Acadêmica Glória Giovana Saboya Mont'Alverne Girão foi homenageada pela Escola de Ensino Fundamental e Médio Luís Felipe. A homenagem se deu no dia 03 de maio, às 19h., no Teatro São João, em Sobral, Ceará.

Acadêmico recebeu homenagem

O Acadêmico Dimas Carvalho recebeu o Prêmio Ary Sherlock, do Centro Cultural Dom José, presidido pelo advogado e jornalista Chico Prado. A homenagem foi conferida no dia 16 de abril, às 10h., durante o Programa Ivan Frota, no tradicional Becco do Cotovelo.

Acadêmico Edinardo Silveira publicará Síntese Cronológica da UVA - 1915-2010



Depois de 33 anos dedicados em tempo integral à Universidade Estadual Vale do Acaraú, por vontade própria, e cerca de 20 anos de dedicação exclusiva, por força legal, levaram o escritor sobralense, imortal da Academia Sobralense de Estudos e Letras, professor emérito José Edinardo Albuquerque Silveira a emergir um profundo amor pela UVA, a ponto de motivá-lo a escrever o primeiro tomo de uma série de quatro, da Síntese Cronológica da UVA de 1915 a 2010.

A obra, que deverá ser publicada em breve, é apontada como uma verdadeira fonte de pesquisa pelo apresentador do livro, Acadêmico Cônego Francisco Sadoc de Araújo. “Isto é uma maravilha, é um trabalho que servirá como fonte de pesquisa”, afirma Pe. Sadoc.

Segundo o Acadêmico Edinardo Silveira, uma das razões que o levaram a realizar este estudo foi a contribuição para o resgate da memória daqueles que, segundo ele, contribuíram direta ou indiretamente para a construção deste império acadêmico que hoje é a UVA.

Síntese Cronológica da UVA 1915-2010 é um livro de memórias, de imagens e documentos de uma história real. Apesar de tratar quase que totalmente sobre tempos passados, o livro acaba por fazer pensar a UVA, seus desafios de ontem e de hoje, ao mesmo tempo em que serve de lume e norte em direção ao futuro”, afirma.

A obra está divida em quatro tomos: o primeiro, “A Proto-história da UVA”, fala sobre a Faculdade de Filosofia Dom José, de Sobral (sua criação, primeiros professores, primeiros alunos, etc.) criada antes da fundação da UVA e os tomos seguintes abordam, em cada volume, o reitorado do Padre Francisco Sadoc de Araújo, (idealizador e criador da UVA), Professores Teodoro Soares (também Acadêmico da ASEL) e Professor Antonio Colaço Martins.

O livro Síntese Cronológica da UVA 1915 – 2010 também presta uma homenagem à professora Miriam Maia Goersch (in memoriam), que é apontada por Silveira como ícone da Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral e como sua segunda mãe terrena.


Sobre o Autor

José EDINARDO Albuquerque SILVEIRA nasceu em Massapê, (CE), em 23/11/46. Graduado em Letras e Pedagogia. É Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Ceará. Toda uma vida dedicada à educação, iniciando no Liceu do Ceará (1964 – Anexo Hermino Barroso – Bairro Antonio Bezerra – Fortaleza – Ceará).

Mudando-se para Sobral, em 1973. Na UVA, foi Secretário Geral e Professor. Colaborou na elaboração dos processos de autorização e reconhecimento das Faculdades de Enfermagem e Obstetrícia, Faculdade de Educação – Curso de Pedagogia – Faculdade de Educação Física, Esquema I e Esquema II, Curso de Pedagogia em Regime Especial – PRE, Curso de Habilitação de Professores em Regimes Especial – HRE e Curso Especial de Formação Pedagógica – CEFOP e Cursos Parcelados.

Participou ativamente na elaboração do processo de Reconhecimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Desempenhou, ainda, a função de Pró-Reitor Adjunto de Desenvolvimento Universitário, Pró-Reitor Adjunto dos Campi Avançados. Criou várias escolas em municípios da Zona Norte do Estado do Ceará, dentre outros, Granja, Massapê, Forquilha, Nova Russas, Reriutaba. Ele elaborou o Processo da Primeira Faculdade de Crateús, depois encampada pela UECE.

Em Sobral, credenciou o Colégio Professor Luciano Feijão, Credenciou e fez a Renovação do Reconhecimento do Colégio Sant’Ana, Colégio Sobralense e Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, junto ao Conselho de Educação do Ceará. Elaborou o Processo de Reconhecimento do Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA - até a expedição da Portaria Nº 164, de 16 de fevereiro de 2007 – Ministério da Educação e Cultura – Secretaria de Educação Superior

O Professor Edinardo Silveira ocupa a Cadeira de N° 16 da ASEL, tendo por patrono o Pe. João Augusto Frota.



O Museu Diocesando Dom José completará 60 anos



O Museu Diocesano Dom José que tem por Diretora a Acadêmica Giovana Saboya celebrará, dia 7 de abril, 60 anos. Abaixo, transmitimos o convite para a solenidade que terá início às 10hs do dia 7 de abril, na sede do próprio Museu Diocesano, em Sobral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário