quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Acadêmicos da ASEL são homenageados na Assembleia Legislativa




A Assembleia Legislativa realizou, no dia 17 de novembro, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar o Dia da Literatura Cearense, comemorado no dia do nascimento da escritora e romancista cearense Rachel de Queiroz (17/11). O evento foi proposto pelo deputado Professor Teodoro (PSD) e subscrito pelos deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Heitor Férrer (PSB).

Segundo Professor Teodoro, titular da cadeira n⁰ 25 da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL), o Ceará é terra de muitos escritores, poetas e movimentos literários importantes. Ele cita como exemplo a criação da Padaria Espiritual, no final do século XIX, uma agremiação cultural formada por jovens escritores, pintores e músicos. O movimento se expressava por meio do jornal “O Pão” e muitos autores criticavam as instituições e valores vigentes. “De certa forma, o Ceará foi pioneiro em desenvolver uma literatura irreverente e relativamente informal”, assinala.

A data é, acima de tudo, uma forma de homenagear todos os escritores que contribuíram para fortalecer a literatura cearense, pontua Teodoro.
Os acadêmicos José Dimas Carvalho Muniz, titular da cadeira n⁰ 18, e Tereza Maria Ribeiro Ramos Fonteles, cadeira n⁰ 27, foram homenageados com a “Comenda Cultural”. Vários outros escritores foram homenageados, entre eles estavam: o presidente da Associação da Nacional dos Escritores, Fabio de Sousa Coutinho; o presidente da Associação Cearense de Escritores, Francisco de Assis Clementino e o sobralense César Barreto.

Com informações da Assembleia Legislativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário