sexta-feira, 27 de julho de 2012

FALECIMENTO DO MONS. TIBÚRCIO GONÇALVES DE PAULA: NOTA DE PESAR E DE LUTO OFICIAL


FALECIMENTO DO MONS. TIBÚRCIO GONÇALVES DE PAULA

 NOTA DE PESAR E DE LUTO OFICIAL


O Presidente da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL), considerando o falecimento do intelectual Mons. Tibúrcio Gonçalves de Paula, ocupante da cadeira de Nº. 37, cujo patrono é o Pe. Valdivino Nogueira, ocorrido por volta das 18h30min., na Cidade de Tianguá (CE), vem manifestar o mais profundo pesar a todos os Acadêmicos, Sacerdotes, Religiosos, Familiares e Amigos do Mons. Tibúrcio, e, no uso de suas atribuições estatutárias, decretar luto oficial, no âmbito acadêmico, por três dias, a contar desta data.
O Acadêmico Monsenhor Tibúrcio Gonçalves de Paula nasceu em São Benedito (CE), no dia 15 de fevereiro de 1918, sendo ordenado sacerdote no dia 23 de novembro de 1941, na Igreja Matriz de São Benedito, pelo primeiro bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota.
Em 1943, o Mons. Vicente Martins decidiu fundar a Academia Sobralense de Estudos e Letras que sucederia a Academia Sobralense de Letras de 1922, e o nome do jovem Pe. Tibúrcio Gonçalves de Paula aparece entre os que foram empossados em 7 de setembro de 1943, sendo, portanto, fundador da cadeira 37 da ASEL, ocupada por ele por quase 69 anos.
Era o Acadêmico Mons. Tibúrcio, o último da geração de fundadores da nossa Academia, tendo, inclusive recebido placa de reconhecimento na gestão de meu predecessor, Acadêmico João Edison de Andrade, no dia 28 de abril de 2010, quando por designação oficial fiz-lhe saudação.
Mons. Tibúrcio deixa ao povo sobralense, tianguaense, ibiapabano e cearense um grande legado cultural, social e apostólico, marcas de sua trajetória terrena.
Oportunamente, a Diretoria comunicará a data da Sessão de Saudade, oportunidade em que será reverenciada a memória do já saudoso Acadêmico.
Requiescat in pace!

Sobral, aos 27 de julho de 2012.


José Luís Araújo Lira
Presidente




Nenhum comentário:

Postar um comentário