quinta-feira, 1 de março de 2012

Primeira reunião da ASEL de 2012.


A primeira reunião do ano de 2012, ocorrida no dia 28 de fevereiro último na sede da ASEL, foi das mais produtivas. Contando com excelente comparecimento, planejamos os meses seguintes. Na ordem do dia foram aprovados novos sócios-correspondentes e escolhido o futuro agraciado com a Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos que será outorgada na data do aniversário natalício de Ribeiro Ramos. Os novos sócios-correspondentes são Ademar Mendes Bezerra (Fortaleza), Domingos Pascoal de Melo (Sergipe), Firmino Dias Lopes (Paraná), Francisco Silveira Souza (Fortaleza), Iweltman Vasconcelos Mendes (Piauí) e Marialva Mont’Alverne (Maranhão). O escolhido para receber a Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos foi o jornalista Lustosa da Costa. É a segunda vez que a comenda será outorgada; a primeira foi concedida ao Mons. Francisco Sadoc de Araújo.

A Medalha

A Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos foi criada pela Resolução N° 001/2008, na gestão do acadêmico João Edison de Andrade, em homenagem ao acadêmico João Ribeiro Ramos que durante diversos anos presidiu este Silogeu, além de integrar a Academia Cearense de Letras e a Academia Cearense de Farmácia. A Medalha é conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido pelos relevantes serviços prestados à cultura e à literatura sobralense, cearense e/ou brasileira, por via de consequência. A Medalha é presa a uma fita vermelha, com dois e meio centímetros de largura, cunhada em metal dourado, forma oval, medindo cinco centímetros de altura e três centímetros e oito décimos de largura, tendo na parte anterior, em relevo, a expressão “Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos”, bem como o brasão da Academia e a expressão “Academia Sobralense de Estudos e Letras”, além da efígie do homenageado. É a mais alta honraria da ASEL.

Outros temas

No dia 3 de maio de 2012, a Academia celebrará os 90 anos de fundação da Academia Sobralense de Letras. Na programação estão previstas posse de acadêmico e lançamento da Revista Acadêmica em homenagem ao movimento de 1922 em Sobral.

Considerando que a reunião de fevereiro ocorreu poucos dias antes da de março, esta deixará de ser realizada.

A próxima reunião ocorrerá, de modo festiva, no dia 10 de abril, quando será outorgada a Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos ao Jornalista Lustosa da Costa.

Lustosa da Costa receberá a Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos

Mons. Francisco Sadoc de Araújo portando a Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário