quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UMA LEITURA DE FÁBULAS PERVERSAS


Recebi a segunda edição desse livro de contos pelas mãos do próprio autor: Dimas Carvalho, em uma manhã de sol, na sala onde ele fica após dar suas aulas no curso de Letras da UVA, de onde também sou acadêmico. Ao chegar em casa, entrei em meu quarto e comecei a ler a obra, fazia tempo que eu queria aquele livro. E a cada conto lido, eu tinha que parar um momento para poder refletir, tomar fôlego e continuar a leitura do livro de contos. De fato, o livro era mais que ótimo, a leitura era agradável, essa é uma obra que todos os amantes da boa literatura cearense devem ter em suas estantes de livros.
A primeira edição da obra concorreu ao Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, e ganhou o primeiro lugar no concurso. A segunda edição concorreu ao edital da SECULT em 2010, e mais uma vez conquista um prêmio literário. A obra, de fato é uma bicampeã, passou por dois concursos literários e venceu os dois. Seu autor, Dimas Carvalho, é um abocanhador de prêmios literários. Consta em sua galeria os prêmios, Cidade Recife; Prêmio Antonio Girão Barroso/ Ideal clube; Prêmio Literário Moreira Campos/ Ideal Clube. Sem falar de seus artigos publicados no meio literário cearense.
O livro antecessor a esse “Insônias Delírios e Pesadelos”, foi o primeiro livro que li do autor; li, também, o clássico “Marquipelago” e, depois, li outros do mestre. Essa segunda edição de “Fábulas Perversas” tem como diferença da primeira edição apenas a capa (que é mais bonita).
O texto que comento, é curto, mas venho por essas poucas palavras, elogiar essa segunda edição de “Fábulas Perversas”. Aguardamos ansiosos, mais um livro de Dimas Carvalho.
(Escrito por Leonardo Prudêncio, admirador da Literatura Cearense)

2 comentários:

  1. Leonardo,
    Por que não muda o paradigma e começa a escrever? Quem lê tanto como você, deve ter algo a nos dizer, ou será que fará como aquele servo da parábola em que o amo chama os três servos e distribui os talentos na seguinte ordem: 1º servo - um talento, 2º servo- dois talentos, 3º servo- três talentos. Ao terminar a distribuição o manda os servos em viajem negociarem esses talentos e voltar com os resultados. E tudo se concretiza desta forma: o servo que recebeu 03 talentos voltou com 06, o servo que recebeu 02 talentos voltou com 04 e o servo que recebeu 01 talento voltou com 01 só. Então, o amo ficou esperando as explicações de cada um até chegar ao servo que só recebeu um talento, ele disse ao amo: _ amo como o Senhor só me deu um talento, eu fiquei com medo de atacado por salteadores e então enterrei a moeda, agora estou aqui devolvendo-a do jeito que o Senhor me entregou. Então disse amo: _ "servo mau e preguiçoso, agora você vai trabalhar como um escravo para aplacar a sua preguiça e sua falta de coragem para enfrentar a vida. Moral da história; você Leonardo é capaz de ler e reconhecer uma boa obra, Logo, está na hora de você começar a escrever a sua e despontar esse talento que está enterrado dentro de você. Espero que zangado por está te cobrando uma atitude de coragem.
    Zana

    ResponderExcluir
  2. Anonimo, obrigado pelo incentivo! acatarei sua sugestão!
    Forte abraço pra você!

    ResponderExcluir