quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sessão Solene em homenagem ao Município de Sobral e titulação de Personalidades





Brasão de Sobral
         
Para marcar os 238 anos de instalação da Vila Distinta e Real de Sobral, ocorrida em 5 de julho de 1773, a Academia Sobralense de Estudos e Letras fará Sessão Solene em homenagem a Sobral. O orador oficial para homenagear Sobral será o Acadêmico Mons. Francisco Sadoc de Araújo, um dos maiores estudiosos da história de Sobral e da região Norte. Na mesma sessão serão homenageadas personalidades de diferentes áreas de saber que se destacaram no Município com títulos de Sócio-Honorário e Mérito Cultural.
A Sessão Solene será no Theatro São João, às 19 horas do dia 4 de julho de 2011 e será aberta ao público.


Mons. Sadoc de Araújo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Academia na Imprensa - Aniversário de Sobral

Coluna Lustosa da Costa

Diário do Nordeste, 29 de junho de 2011


Aniversário de Sobral

No próximo dia 4 de julho, às 19 horas, no Theatro São João, a Academia Sobralense de Letras realizará sessão solene em homenagem ao Município de Sobral que, dia seguinte, comemorará 238 anos de instalação. O orador, que homenageará Sobral, será o acadêmico monsenhor Francisco Sadoc de Araújo. Também entregará diplomas de sócio-honorário e de Mérito Cultural a personalidades que se destacam no Município de Sobral. Receberão títulos de sócios-honorários o advogado Luciano de Arruda Coelho, a professora Maria José Santos Ferreira Gomes e o professor Antônio Colaço Martins. Mestra Anísia Rocha será distinguida com o diploma de Mérito Cultural.

sábado, 25 de junho de 2011

Informativo N° 02 – Abril a Junho de 2011

[ASEL.jpg]


Dístico: Exegi monumentum aere perennius (Ergui um monumento mais duradouro que o bronze)

PALAVRA DO PRESIDENTE


Caríssimos Confrades,

Pedindo-lhe permissão para, mais uma vez, adentrar ao seu lar ou seu ambiente de trabalho, daremos continuidade às conversações em torno da Academia Sobralense e da Literatura.
Estamos prosseguindo com as ações dessa gestão.  Aqui ou acolá, encontramos uma barreira, damos um tropeço, mas, isso não nos faz desanimar, pois, embora voluntário, o trabalho à frente de uma Academia requer dedicação e esforço. A compensação para nós é a participação de nossos confrades nos eventos que realizamos.
Desde que lançamos o primeiro informativo, continuamos fazendo-o pela Internet no Blog academiasobralense.blogspot.com, todavia, sabemos que nem todos os nossos confrades têm acesso à Internet, por isso, fizemos este número mais demorado e nos próximos meses faremos a edição normal.
Com votos de saúde e paz, desejando contar com suas honrosas presenças nos próximos eventos, abraço-os cordialmente,

José Luís Lira

Sessão Solene em homenagem ao Município de Sobral e titulação de Personalidades


 

Para marcar os 238 anos de instalação da Vila Distinta e Real de Sobral, ocorrida em 5 de julho de 1773, a Academia Sobralense de Estudos e Letras fará Sessão Solene em homenagem a Sobral. O orador oficial para homenagear Sobral será o Acadêmico Mons. Francisco Sadoc de Araújo, um dos maiores estudiosos da história de Sobral e da região Norte. Na mesma sessão serão homenageadas personalidades de diferentes áreas de saber que se destacaram no Município com títulos de Sócio-Honorário e Mérito Cultural. A Sessão Solene será no Theatro São João, às 19 horas do dia 4 de julho de 2011 e será aberta ao público. Os Acadêmicos deverão usar sua veste acadêmica e sua medalha.

Colégio Luciano Feijão homenageou a Acadêmica Dinorah Ramos (in memoriam) e a Academia Sobralense


Durante o IV Sarau Literário do Colégio Luciano Feijão - Projeto "Mulher e Poesia, a Acadêmica Dinorah Tomaz Ramos e a Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL) receberam significativa homenagem. A Solenidade ocorreu no dia 18 de março último, no Theatro São João, em Sobral, com apresentações literárias, musicais e recitais. A Acadêmica Tereza Ramos Fonteles (Vice-Presidente da ASEL e filha da Acadêmica Dinorah Ramos), que esteve acompanhada de seu marido, o odontólogo Afrânio Fonteles, representou a família da homenageada. José Luís Lira (Presidente da ASEL), representou a Academia. Os acadêmicos Edvar Costa, Giovana Saboya e João Edison de Andrade também compareceram ao evento. Na reunião da Diretoria da Academia, ocorrida em 22 de março, foram aprovados Votos de Congratulações ao Colégio Luciano Feijão, pela realização do evento.

Academia elege novo Sócio Honorário e realiza Palestra


Luciano Arruda Sócio Honorário da ASEL

Atendendo indicações dos Acadêmicos José Luís Lira e Valdeci Vasconcelos, subscritas pela Acadêmica Tereza Ramos, a Academia Sobralense de Estudos e Letras aprovou, por unanimidade, o nome do Promotor de Justiça, Advogado e Professor Universitário LUCIANO DE ARRUDA COELHO para Sócio Honorário da ASEL, na Sessão realizada no dia 12 de abril de 2011. A homenagem será prestada em data a ser acertada com o futuro Acadêmico Honorário.
Os Acadêmicos José Portella Netto (decano da Academia), Jerônimo Torres, Edison Almeida, Edinardo Silveira, Valdeci Vasconcelos, João Ambrósio, Edvar Costa, Arnaud Cavalcante, Rebeca Viana, José Luís Lira e Dimas Carvalho, presentes à Sessão aplaudiram a iniciativa, destacando o grande contributo do homenageado à Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, desde a elaboração da Lei de Criação da UVA, a sua participação nos seus Conselhos Superiores e, ainda, a atuação de Luciano Arruda no Rotary Club de Sobral e a contribuição dele para o desenvolvimento do nosso Município.

Palestra na Academia Sobralense de Estudos e Letras

Na semana que antecedeu a Semana Santa, celebrada em todo o mundo pelos Cristãos, no dia 12 de abril de 2011, o Acadêmico e Professor Universitário Dimas Carvalho, mestre em Literatura, ministrou palestra com o tema “Infieis: A Cristandade Contra o Islã”, baseado no livro homônimo de Andrew Whwatcroft.
Com a presença dos Acadêmicos José Portella Netto (decano da Academia), Jerônimo Torres, Edison Almeida, Edinardo Silveira, Valdeci Vasconcelos, João Ambrósio, Edvar Costa, Arnaud Cavalcante, Rebeca Viana, José Luís Lira e convidados, com destaque para o Dr. Chico Prado, o Prof. Aurélio Ponte Filho, o universitário Daniel Coutinho (vencedor do Prêmio Jáder de Carvalho da SECULT/CE com o romance O Senhor Irineu), entre outros, Dimas Carvalho apresentou uma rica abordagem sobre a origem e a evolução da guerra multissecular que existe entre cristãos e muçulmanos, detendo-se especialmente na Espanha, no Oriente Médio, no Norte da África e nos Balcãs, regiões onde o fenômeno tomou suas formas mais agudas. O confronto, iniciado em 632, estende-se até a atualidade e seus desdobramentos são imprevisíveis. Um tema que vem do passado, perpassa o presente e projeta-se no futuro, dizendo respeito a cada um de nós.
A palestra foi aberta ao público e teve início às 19h30min do dia 12 de abril de 2011, na sede da ASEL, no Memorial da Educação Superior de Sobral – MESS, situado na Av. Dr. Guarany, 535 – Sobral – CE.

Notícias dos Acadêmicos


Acadêmica Giovana Saboya recebeu homenagem
 
A Acadêmica Glória Giovana Saboya Mont'Alverne Girão foi homenageada pela Escola de Ensino Fundamental e Médio Luís Felipe. A homenagem se deu no dia 03 de maio, às 19h., no Teatro São João, em Sobral, Ceará.

Acadêmico recebeu homenagem

O Acadêmico Dimas Carvalho recebeu o Prêmio Ary Sherlock, do Centro Cultural Dom José, presidido pelo advogado e jornalista Chico Prado. A homenagem foi conferida no dia 16 de abril, às 10h., durante o Programa Ivan Frota, no tradicional Becco do Cotovelo.

Acadêmico Edinardo Silveira publicará Síntese Cronológica da UVA - 1915-2010

Depois de 33 anos dedicados em tempo integral à Universidade Estadual Vale do Acaraú, por vontade própria, e cerca de 20 anos de dedicação exclusiva, por força legal, levaram o escritor sobralense, imortal da Academia Sobralense de Estudos e Letras, professor emérito José Edinardo Albuquerque Silveira a emergir um profundo amor pela UVA, a ponto de motivá-lo a escrever o primeiro tomo de uma série de quatro, da Síntese Cronológica da UVA de 1915 a 2010.
A obra, que deverá ser publicada em breve, é apontada como uma verdadeira fonte de pesquisa pelo apresentador do livro, Acadêmico Cônego Francisco Sadoc de Araújo. “Isto é uma maravilha, é um trabalho que servirá como fonte de pesquisa”, afirma Pe. Sadoc.
A obra está divida em quatro tomos: o primeiro, “A Proto-história da UVA”, fala sobre a Faculdade de Filosofia Dom José, de Sobral (sua criação, primeiros professores, primeiros alunos, etc.) criada antes da fundação da UVA e os tomos seguintes abordam, em cada volume, o reitorado do Padre Francisco Sadoc de Araújo, (idealizador e criador da UVA), Professores Teodoro Soares (também Acadêmico da ASEL) e Professor Antonio Colaço Martins.
O livro Síntese Cronológica da UVA 1915 – 2010 também presta uma homenagem à professora Miriam Maia Goersch (in memoriam), que é apontada por Silveira como ícone da Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral e como sua segunda mãe terrena.

O Museu Diocesando Dom José completou 60 anos

O Museu Diocesano Dom José que tem por Diretora a Acadêmica Giovana Saboya celebrou, dia 7 de abril, 60 anos. A Solenidade foi prestigiada pelo Prefeito Municipal, pelo Bispo Diocesano, pela Vice-Reitora da UVA, entre outras personalidades sobralenses, na sede do próprio Museu Diocesano, em Sobral.

Reunião Solene de Maio

em homenagem às Mães


Com a presença de vários Acadêmicos,  a Sessão Solene em Homenagem às Mães (acadêmicas e suas mães e mães/esposas dos acadêmicos),  se realizou de modo festiva no Solar da Jô, no dia 10 de maio. Coordenada pelo Diretor Social, Arnaud Cavalcante, a Sessão foi Presidida pela Acadêmica Tereza Ramos, em face de impossibilidade do Presidente em comparecer. Foi um belo evento!

Acadêmicos Assis Arruda e Rebeca Viana lançam novos livros


Lançamento de Assis Arruda

O Acadêmico Assis Arruda que, há 41 anos, se dedica à pesquisa genealógica de Sobral, lançou novo livro “OS GOMES PARENTE”, Vol. II – Tomo V – Coletânea Genealogia Sobralense. O lançamento ocorreu no dia 15 de junho, no Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza.

Lançamento de Rebeca Viana

A acadêmica Rebeca Sales Viana lançou novo livro de poemas, QUANDO TENHO ASAS”. A apresentação de “Quando Tenho Asas” é da educadora e também Vice-Presidente na Academia Sobralense de Estudos e Letras, Tereza Ramos.
No lançamento do livro, durante o III Fórum Brasileiro do Semiárido, o Presidente da Academia, José Luís Lira, ressaltou que “Rebeca, com sua nova publicação, parece dizer-nos que casou definitivamente com a poesia, pois seu livro está na alegria, na tristeza, no amor, na continuidade da vida, na paz, na harmonia. Um belo trabalho”. Em breve o livro será lançado na ASEL.

Sessão de Saudade in memoriam do Acadêmico Padre Jairo Linhares Ponte



A Academia Sobralense de Estudos e Letras realizou Sessão de Saudade in memoriam do Acadêmico Padre Jairo Linhares Ponte, ocupante da Cadeira de n° 10, falecido no dia 20 de fevereiro último. A Solenidade se deu no dia 14 de junho passado, às 19h30min, na atual sede da Academia Sobralense (Av. Dr. Guarany, 535, Sobral).
A Sessão de Saudade, parte da tradição acadêmica, se constituiu momento em que a Diretoria e os demais acadêmicos homenagearam e reverenciaram a memória do Pe. Jairo Linhares, ocupante da cadeira de N° 10, ele que passa a integrar a história da instituição.  Além dos Acadêmicos, compareceram familiares e amigos do Pe. Jairo, com destaque para sua irmã, dona Cilene Ponte, e sobrinhos do homenageado. Impossibilitado de comparecer por força de suas atividades parlamentares, o Acadêmico Pe. José Linhares Ponte, irmão do reverenciado, enviou correspondência e foi representado pelo Dr. João Evangelista Pontes. O Senhor Bispo Diocesano se fez representar pelo Vigário-Geral, Mons. Gonçalo Pinho.
Usaram da palavra os acadêmicos José Luís Lira, Gabriel de Assis, Ambrósio Filho, Manoel Valdeci de Vasconcelos e Tereza Ramos. Representando a Diocese, falou o Mons. Gonçalo Pinho, e em nome da família, dois dos sobrinhos do Pe. Jairo, usaram da palavra em tom de muita emoção, relatando fatos da vida do Acadêmico. Ao final da sessão, cumprindo a determinação estatutária, a cadeira de N° 10 foi declarada vaga.

Homenageados da ASEL com títulos


Pe. Osvaldo Chaves


O Padre Osvaldo Carneiro Chaves teve seu nome aprovado para Sócio-Honorário na gestão do Prof. Evaristo Linhares, no dia 14 de maio de 1996. Padre Osvaldo é um dos maiores luminares da cultura sobralense.
 
Dr. Luciano Arruda

 
Dr. Luciano e sua esposa Dra. Maria do Carmo

O Dr. Luciano de Arruda Coelho teve seu nome aprovado para receber o título de Sócio-Honorário, por unanimidade, na sessão realizada no dia 12 de abril de 2011, atendendo indicações dos Acadêmicos José Luís Lira e Valdeci Vasconcelos, subscritas pela Acadêmica Tereza Ramos. Luciano Arruda é Promotor de Justiça, Advogado e Professor Universitário e prestou grande contribuição à cultura sobralense.

Professora Maria José Santos Ferreira Gomes


A Professora Maria José Ferreira Gomes teve seu nome aprovado para receber o título de Sócio-Honorário, por unanimidade, na sessão realizada no dia 14 de junho de 2011, atendendo indicação do Acadêmico José Luís Lira. Dona Maria José é professora universitária, foi primeira-dama de Sobral e tem uma larga página de serviços prestados a Sobral.

Professor Antonio Colaço Martins


O Prof. Antonio Colaço Martins teve seu nome aprovado para receber o título de Sócio-Honorário, por unanimidade, na sessão realizada no dia 14 de junho de 2011, atendendo indicação do Acadêmico José Luís Lira. Professor Colaço Martins é reconhecido intelectual cearense e atualmente é o Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Mestra Anísia Rocha

A Mestra Anísia Rocha teve seu nome aprovado para receber Diploma de Mérito Cultural, por unanimidade, na sessão realizada no dia 14 de junho de 2011, atendendo indicações dos Acadêmicos Valdeci Vasconcelos e José Luís Lira. Mestra Anísia é religiosa e atua no Colégio Santana, em Sobral, tendo dedicado sua vida à religiosidade e à educação.
 

Notícias Rápidas

 
Em agosto será aberta a sucessão do Pe. Jairo Linhares na Cadeira de N° 10. O patrono da cadeira é o historiador Antonio Bezerra de Menezes e antes de ser ocupada pelo Pe. Jairo teve por titular o Dr. Paulo Aragão.

O Ministro Ciro Ferreira Gomes recebeu com alegria a possibilidade de sua posse no mês de julho, contudo, por força de compromissos agendados fora do País, não poderá tomar posse nesse mês de julho, todavia, tão logo possa faremos essa festiva solenidade. Ciro Ferreira Gomes sucede seu pai, o saudoso Dr. José Euclides Ferreira Gomes Junior, na Cadeira de N° 20.

Aconteceu o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, promovido pela Secretaria de Cultura do Município de Acaraú, no último dia 22 de junho, no auditório da Escola Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú/CE. O acadêmico Dimas Carvalho e outras personalidades receberam o Troféu Nicodemos Araújo. O acadêmico José Luís Lira, a convite do Secretário Wandyck Mesquita, ministrou palestra sobre o papel do escritor na atualidade.

O livro “Sobral de Meu Tempo”, reedição histórica 30 anos, de autoria do jornalista e acadêmico correspondente Lustosa da Costa será lançado em 2012. O prefácio do livro é do acadêmico José Ferreira Portella Netto e contará com o selo da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Sobral de Meu Tempo será reeditado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e tem como coordenador editorial o escrito Raymundo Netto.

Acadêmico Dimas Carvalho é homenageado e Presidente ministra Palestra no I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú


Dimas Carvalho, homenageado com o Troféu que leva o nome de seu avô materno, Nicodemos Araújo (Sócio-Correspondente da Academia Sobralense de Estudos e Letras).

Durante o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, promovido pela Secretaria de Cultura do Município de Acaraú, no último dia 22 de junho, no auditório da Escola Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Monsenhor Edson Magalhães, em Acaraú/CE, o Poeta Dimas Carvalho (da Academia Sobralense de Estudos e Letras) foi homenageado com o Troféu Nicodemos Araújo.
Além do poeta Dimas Carvalho, foram homenageados com o Troféu Nicodemos Araújo, o bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Manoel Edmilson da Cruz; o pesquisador e comerciante Lucivan Rios (Totó Rios); o cordelista José de Fátima Silva; o primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes e o escritor Vicente Freitas. O evento contou com as palavras do Secretário Municipal de Cultura do Acaraú, Prof. Wandyck Mesquita, do Prefeito Municipal de Acaraú, Sr. Pedro Fonteles dos Santos, o agradecimento dos homenageados e a palestra “O papel do escritor nos dias de hoje”, ministrada pelo professor José Luís Lira, advogado, escritor e Presidente da Academia Sobralense de Estudos e Letras.


Nicodemos Araújo, o grande homenageado do Encontro



O poeta e historiador autodidata, Nicodemos Araújo nasceu em Acaraú em 10/03/1905 e faleceu em 23/06/1999.
Escreveu valiosos trabalhos sobre a região norte do Ceará, notadamente, sobre Bela Cruz e Acaraú. É autor de 12 livros de poesias, 12 de história, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia.
Pertenceu à Academia Sobralense de Estudos e Letras (Sócio-Correspondente), à Academia Cearense de Letras (Sócio-Correspondente), à Academia de Letras Municipais do Brasil, à Associação Cearense de Imprensa e à União Brasileira de Escritores.

Fontes: Blog do Totó Rios (http://blogtotorios.blogspot.com/) e Blog Odebateinformativo.com (odebateinformativo.com/)

Link de vídeo relacionado ao Evento: http://g1.globo.com/videos/ceara/v/encontro-de-escritores-do-vale-do-acarau/1544378/

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Homenageados da ASEL com títulos

Pe. Osvaldo Chaves


O Padre Osvaldo Carneiro Chaves teve seu nome aprovado para Sócio-Honorário na gestão do Prof. Evaristo Linhares. É um dos maiores luminares da cultura sobralense.

Dr. Luciano Arruda

Dr. Luciano e sua esposa Dra. Maria do Carmo

O Dr. Luciano de Arruda Coelho teve seu nome aprovado para receber o título de Sócio-Honorário, por unanimidade, na sessão realizada no dia 12 de abril de 2011, atendendo indicações dos Acadêmicos José Luís Lira e Valdeci Vasconcelos, subscritas pela Acadêmica Tereza Ramos. Luciano Arruda é Promotor de Justiça, Advogado e Professor Universitário e prestou grande contribuição à cultura sobralense.



Professora Maria José Santos Ferreira Gomes


A Professora Maria José Ferreira Gomes teve seu nome aprovado para receber o título de Sócio-Honorário, por unanimidade, na sessão realizada no dia 14 de junho de 2011, atendendo indicação do Acadêmico José Luís Lira. Dona Maria José é professora universitária, foi primeira-dama de Sobral e tem uma larga página de serviços prestados a Sobral.


Professor Antonio Colaço Martins


O Professor Antonio Colaço Martins teve seu nome aprovado para receber o título de Sócio-Honorário, por unanimidade, na sessão realizada no dia 14 de junho de 2011, atendendo indicação do Acadêmico José Luís Lira. Professor Colaço Martins é reconhecido intelectual cearense e atualmente é o Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).


Mestra Anísia Rocha


A Mestra Anísia Rocha teve seu nome aprovado para receber Diploma de Mérito Cultural, por unanimidade, na sessão realizada no dia 14 de junho de 2011, atendendo indicações dos Acadêmicos Valdeci Vasconcelos e José Luís Lira. Mestra Anísia é religiosa e atua no Colégio Santana, em Sobral, tendo dedicado sua vida à religiosidade e à educação.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sessão de Saudade in memoriam do Acadêmico Padre Jairo Linhares Ponte

 A Academia Sobralense de Estudos e Letras realizou Sessão de Saudade in memoriam do Acadêmico Padre Jairo Linhares Ponte, ocupante da Cadeira de n° 10, falecido no dia 20 de fevereiro último. A Solenidade se deu no dia 14 de junho, às 19h30min, na atual sede da Academia Sobralense (Av. Dr. Guarany, 535, Sobral).
A Sessão de Saudade, parte da tradição acadêmica, se constituiu momento em que a Diretoria e os demais acadêmicos homenagearam e reverenciaram a memória do Pe. Jairo Linhares, ocupante da cadeira de N° 10, ele que passa a integrar a história da instituição.
Além dos Acadêmicos, compareceram familiares e amigos do Pe. Jairo, com destaque para sua irmã, dona Cilene Ponte, e sobrinhos do homenageado. Impossibilitado de comparecer por força de suas atividades parlamentares, o Acadêmico Pe. José Linhares Ponte, irmão do reverenciado, enviou correspondência e foi representado pelo Dr. João Evangelista Pontes. O Senhor Bispo Diocesano se fez representar pelo Vigário-Geral, Mons. Gonçalo Pinho.
Usaram da palavra os acadêmicos José Luís Lira, Gabriel de Assis, Ambrósio Filho, Manoel Valdeci de Vasconcelos e Tereza Ramos. Representando a Diocese, falou o Mons. Gonçalo Pinho, e em nome da família, dois dos sobrinhos do Pe. Jairo, usaram da palavra em tom de muita emoção, relatando fatos da vida do Acadêmico. Ao final da sessão, cumprindo a determinação estatutária, a cadeira de N° 10 foi declarada vaga.

domingo, 5 de junho de 2011

Acadêmicos Assis Arruda e Rebeca Viana lançam novos livros

Lançamento de Assis Arruda



Assis Arruda

O Acadêmico Assis Arruda que, há 41 anos, se dedica à pesquisa genealógica de Sobral, lançará novo livro “OS GOMES PARENTE”, Vol. II – Tomo V – Coletânea Genealogia Sobralense. O lançamento será no dia 15 de junho próximo, a partir das 20 horas, no Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza.


Lançamento de Rebeca Viana



A acadêmica Rebeca Sales Viana lançou novo livro de poemas, QUANDO TENHO ASAS”. A apresentação de “Quando Tenho Asas” é da educadora e também Vice-Presidente na Academia Sobralense de Estudos e Letras, Tereza Ramos. No lançamento do livro durante o III Fórum Brasileiro do Semiárido, o Presidente da Academia, José Luís Lira, ressaltou que “Rebeca, com sua nova publicação, parece dizer-nos que casou definitivamente com a poesia, pois seu livro está na alegria, na tristeza, no amor, na continuidade da vida, na paz, na harmonia. Um belo trabalho”.

Fotos do lançamento


Acadêmico José Luís Lira apresentando o livro, no Auditório Central da UVA,
ladeado pelos professores Marlene Matos e José Falcão Sobrinho



Acadêmica Rebeca Viana autografando seu novo livro