segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lançamento de livro do Acadêmico Ednardo

Convidamos os Acadêmicos e a sociedade em geral para o lançamento do livro do Acadêmico Edinardo Silveira. Será dia 24 de novembro, às 19h30min, no Memorial, com apresentação da Vice-Reitora da UVA, Profª. Palmira Soares.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Posse do novo Acadêmico que ocupará a Cadeira de N° 10

_ & _ & _ & _ & _ & _ & _



Será no dia 11 de novembro, às 19h30min, na sede da Academia, a posse do Prof. Raimundo Nonato Aragão na Cadeira de N° 10, patroneada por Antonio Bezerra e antes ocupada pelo Padre Jairo Linhares Ponte. O novo Acadêmico será recepcionado pelo decano da Academia, Acadêmico-Professor José Ferreira Portella Netto.
A Academia e o novo Acadêmico ficarão felizes com a presença dos admiradores das letras e das artes sobralenses.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Padre Osvado Chaves recebe diploma de sócio-honorário da ASEL

Na manhã desta quinta-feira, dia 10 de novembro, o Padre Osvaldo Carneiro Chaves que teve seu nome aprovado para Sócio-Honorário na gestão do Prof. Evaristo Linhares, no dia 14 de maio de 1996, recebeu seu Diploma de Sócio-Honorário da ASEL, em sua residência. O Presidente da Academia, José Luís Lira, ressaltou na oportunidade que a Academia  ganha muito em ter o Padre Osvaldo, um dos maiores luminares da cultura sobralense, entre seus membros. O Secretário da Academia, Valdeci Vasconcelos, também se fez presente à singela, porém significativa homenagem ao Padre Osvaldo Chaves que, último dia 21 de outubro, celebrou 88 anos de idade.


Pe. Osvaldo exibindo seu diploma


Acadêmicos José Luís Lira, Padre Osvaldo Chaves e Valdeci Vasconcelos

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UMA LEITURA DE FÁBULAS PERVERSAS


Recebi a segunda edição desse livro de contos pelas mãos do próprio autor: Dimas Carvalho, em uma manhã de sol, na sala onde ele fica após dar suas aulas no curso de Letras da UVA, de onde também sou acadêmico. Ao chegar em casa, entrei em meu quarto e comecei a ler a obra, fazia tempo que eu queria aquele livro. E a cada conto lido, eu tinha que parar um momento para poder refletir, tomar fôlego e continuar a leitura do livro de contos. De fato, o livro era mais que ótimo, a leitura era agradável, essa é uma obra que todos os amantes da boa literatura cearense devem ter em suas estantes de livros.
A primeira edição da obra concorreu ao Prêmio Literário Cidade de Fortaleza, e ganhou o primeiro lugar no concurso. A segunda edição concorreu ao edital da SECULT em 2010, e mais uma vez conquista um prêmio literário. A obra, de fato é uma bicampeã, passou por dois concursos literários e venceu os dois. Seu autor, Dimas Carvalho, é um abocanhador de prêmios literários. Consta em sua galeria os prêmios, Cidade Recife; Prêmio Antonio Girão Barroso/ Ideal clube; Prêmio Literário Moreira Campos/ Ideal Clube. Sem falar de seus artigos publicados no meio literário cearense.
O livro antecessor a esse “Insônias Delírios e Pesadelos”, foi o primeiro livro que li do autor; li, também, o clássico “Marquipelago” e, depois, li outros do mestre. Essa segunda edição de “Fábulas Perversas” tem como diferença da primeira edição apenas a capa (que é mais bonita).
O texto que comento, é curto, mas venho por essas poucas palavras, elogiar essa segunda edição de “Fábulas Perversas”. Aguardamos ansiosos, mais um livro de Dimas Carvalho.
(Escrito por Leonardo Prudêncio, admirador da Literatura Cearense)