segunda-feira, 17 de junho de 2013

Falece o Acadêmico Edinardo Silveira



FALECIMENTO DO PROFESSOR JOSÉ EDINARDO ALBUQUERQUE SILVEIRA

 NOTA DE PESAR E DE LUTO OFICIAL


O Presidente da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL), considerando o falecimento do intelectual José Edinardo Albuquerque Silveira, ocupante da cadeira de Nº. 16, cujo patrono é o Pe. João Augusto da Frota, ocorrido na manhã deste dia 17 de junho de 2013, na Cidade de Fortaleza (CE), vem manifestar o mais profundo pesar a todos os Acadêmicos, Familiares e Amigos do Prof. Edinardo Silveira, e, no uso de suas atribuições estatutárias, decretar luto oficial, no âmbito acadêmico, por três dias, a contar desta data.
O Acadêmico Edinardo Silveira nasceu, em Massapê,(CE), a 23/11/1946. Era graduado em Letras e Pedagogia. Especializado em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Ceará. Lecionou na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) onde desempenhou, ainda, a função de Pró-Reitor Adjunto de Desenvolvimento Universitário.
Em Sobral, formalizou os processos de autorização e reconhecimento do Colégio Professor Luciano Feijão junto ao CEC, elaborou toda a documentação necessária ao credenciamento e à renovação do reconhecimento do Colégio Sant’Ana, Colégio Sobralense e Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, junto ao Conselho Estadual de Educação do Ceará. Elaborou o Processo de Reconhecimento do Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA - até a expedição da Portaria Nº 164, de 16 de fevereiro de 2007 - Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Educação Superior.
Em 1989, foi nomeado Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Sobral.
Em 1990, concebeu e elaborou o Projeto de Lei de Criação do Conselho Municipal de Educação de Sobral (o primeiro do Ceará), que, transformado em Lei, ficou assim constituído: Prof. Evaristo Linhares Lima – Prof. José Edinardo Albuquerque Silveira, Dr. Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos – Pe. Manoel Valdery da Rocha e Pe. João Batista Frota.
Em 1994, foi nomeado Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Sobral, tendo posteriormente renunciado para exercer dedicação exclusiva na Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Em 2002, publicou Legislação e Normas Fundamentais dos Níveis e Modalidades de Educação no Brasil – Edições UVA – Sobral – Ceará.
Em 2012, publicou SÍNTESE CRONOLÓGICA DA UVA – 1915 – 2010 - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – TOMO I – 1915 – 1968 – PROTO-HISTÓRIA. Também em 2012, publicou FÉ E RAZÃO A TRAJETÓRIA DE UMA VIDA, homenageando o Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo.
Era Cidadão Sobralense Honorífico.
O Acadêmico Edinaro Silveira deixa à sua família, acadêmicos e amigos uma saudade perene e ao povo sobralense e à Academia Sobralense um legado cultural e educacional valiosos.
Oportunamente, a Diretoria comunicará a data da Sessão de Saudade, oportunidade em que será reverenciada a memória do já saudoso Acadêmico.
Requiescat in pace!

Dada e passada aos 17 de junho de 2013.

José Luís Araújo Lira
Presidente